1 de jan de 2009

Dicas para iniciantes em pintura em tecido


Para quem está começando a pintar em tecido tem muitas dúvidas quanto ao uso dos pincéis e técnicas de pinturas, para ajudá-los vou colocar algumas dicas importantes.

1 - Para fazer a cópia do desenho para o tecido use sempre carbono suave, desses de computador, que não mancham a pintura, e em cima do risco, coloque uma folha de celofane, isso evita que o papel rasgue;

2 - Em toda a pintura , use sempre clareador como base, antes de colocar qualquer cor sobre o tecido. Mas não coloque o clareador de uma só vez em todo o desenho, vá pintando por partes, pois você tem que trabalhar em cima dele molhado;

3 - Em trabalhos que tem a descrição das cores usadas deve-se seguir esta ordem conforme a numeração, pois são os passos usados, para saber o que tem que ser pintado primeiro;

4 - Os pincéis mais usados são os chatos de cerdas duras. Esses pincéis precisam ser lixados e cortados para serem “envelhecidos”, veja como fazer isso:
a) corte as cerdas para diminuir o comprimento;b) agora deite o pincel em cima do dedo indicador da mão esquerda e vá desbastando-o de cima para baixo, nos dois lados (como se estivesse desbastando cabelo), a fim de obter cerdas de vários comprimentos, corte também um leve cantinho das laterais;c) pegue o pincel na mão direita, e coloque o dedo indicador em cima das cerdas, pressionando-o de cima para baixo. Faça isso dos dois lados, mas cuide pra não afinar muito o pincel.
Obs: Depois de usar muito o pincel, as cerdas vão gastando, e para que ele fique “novo” e bom de usar, basta cortar com a tesoura as cerdas para emparelhá-los novamente, fica ótimo.

5 - Estique o tecido em cima de uma tábua fina ou Triplac (Eucatex branco) medindo + ou - 30 cm por 40 cm, mas antes passe cola permanente nessa tábua;Atenção: não passe essa cola muito grossa na tábua, pois ela tende a grudar muito no tecido.

6 - Pegue a tinta sempre só com o cantinho do pincel, vá aos poucos, para que a sua pintura não fique muito carregada;

7 - Fazer “batidinhas” significa pegar um pouco de tinta, colocar num pratinho ou gôde, colocar as cores lado a lado, e aí você vai empurrando o pincel para pegar a tinta, que ficará do lado de cima. Desse jeito comece a fazer leves “batidinhas” no tecido, começando mais forte e terminando mais fraquinha.

Bem Vindo!!!

Neste cantinho, quero compartilhar e trocar experiências com você
que como eu, ama artesanato. Estou disponibilizando imagens, riscos e dicas de
outras artistas que pesquisei na net e em blogers afins.Espero que você possa se deliciar alguns momentos aqui. Seja bem vinda!

Sua presença sempre que possível será divulgada. Antes de sair, deixe sua marquinha, comentário.


Que Jesus abençoe sua vida! bjss